terça-feira, 21 de setembro de 2010

1ª Eleição Presidencial no Brasil

1 ª Eleição Presidencial do Brasil 1891

A primeira eleição presidencial do Brasil Foi indireta . Embora um Constituição de 1891 determinasse Que o Presidente da República eleito Fosse Diretamente Pelo povo, como SUAS Disposições transitórias previam Que , Para o primeiro Período presidencial , o Presidente eleito Pelo fossa Congresso Constituinte, Logo promulgada Após a Constituição . Tal Dispositivo Já fóruns previsto arte não. 62 do chamado " alvim REGULAMENTO , o Decreto de 23 de junho de 1890, dispunha que: "Aos cidadãos eleitos Para o primeiro Congresso , entendem -se conferidos Poderes Especiais n exprimir uma Vontade nacional Acerca da Constituição Publicada Pelo Decreto n º 510, de 22 de junho do Corrente, Como bem parágrafo Eleger o presidente EO Primeiro Vice-Presidente da República".
Na primeira eleição presidencial do Brasil marechal , apresentaram -se OS seguintes candidatos : o Manuel Deodoro da Fonseca, chefe Proclamador da República e do Governo Provisório Desde 15 de novembro de 1889, o senador Prudente José de Morais e Barros, Representando o Partido Republicano Paulista, o marechal Floriano Vieira Peixoto, Também disputou Que um vice- Presidência da , o republicano histórico Joaquim Saldanha Marinho e José Higino Duarte Pereira.
A Constituição de 1891 Não previa eleição Apenas para o Presidente da República , também o parágrafo Como Vice- Presidente. Assim sendo, Dois candidatos disputaram uma vice - Presidência da : o vice- almirante Eduardo Wandenkolk, Pela situação, EE Marechal Floriano Peixoto, Pela OPOSIÇÃO .
Como Eleições efetuaram - se em 25 de fevereiro de 1891. Apuração dos votos Terminada um , o Parlamentar Antônio Eusébio anunciou : "Está eleito Presidente da República dos ESTADOS UNIDOS do Brasil sr. Manuel Deodoro da fonseca ".

Gleiciane Prates, Maiara Marques e Belmira da Conceição

Um comentário: